Há quase dez anos, pesquisando alguns sites espanhóis especializados em livros tradicionais digitalizados, fomos agradavelmente surpreendidos por alguns bons estudos assinados "Oscar Freire", residente em Ciudad de la Paz, Argentina, de quem nunca ouvíramos falar, salvo como nome de famosa e sofisticada rua na cidade de São Paulo.
Tais artigos chamaram a atenção de imediato pela ortodoxia, tal como nos legou a obra de Guénon, pela coerência (o perfeito encaixe lógico entre todas suas partes constitutivas) e pela generosidade. Oscar Freire aborda uma ampla variedade de temas: importantes questões lingüísticas, mentalidade moderna e tradicional, questões do simbolismo e registros cuidadosamente preparados de formas tradicionais pouco contempladas, como os aborígines australianos e nativos das três Américas.
Recebemos há alguns anos, para nossa grata surpresa, do próprio Oscar Freire, a oferta de dois artigos para publicação em nosso site, acrescidos por outros, de tempos em tempos. Todos de excelente nível, que estariam à vontade numa revista como a saudosa “Estudos Tradicionais” francesa, do período em que o próprio Guénon a dirigia. Recentemente, fomos informados de que, afinal, será publicado na Argentina, por iniciativa de amigos, o primeiro livro de Oscar Freire.
É de se esperar que o conjunto de estudos tradicionais de Oscar Freire - que temos a honra de aqui apresentar - seja o mais breve possível traduzido para o francês, italiano, português e inglês, contemplando assim um público maior, que certamente o prestigiará com o reconhecimento do valor de uma obra que é resultado de verdadeira vocação, aliada à intensa dedicação, sobriedade e, principalmente, fidelidade aos princípios tradicionais resgatados ao Ocidente por René Guénon, mais conhecido no mundo islâmico como o grande Sheykh ‘Abd al-Wâhid Yahya (al-Shâdhili).
(Luiz Pontual)